segunda-feira, 16 de abril de 2012

Texto Dia do Indio

NOME: _____________________________________ DATA: __________________



                                    19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO



Muitas pessoas acreditam, ainda hoje, que os índios são algo do passado ou que eles estão desaparecendo e perdendo suas culturas. Outras imaginam que só há índios na Amazônia, que todos falam tupi e moram em ocas. É, tem muita ideia errada sobre os índios circulando por aí.

Pouca gente sabe quantos grupos indígenas existem hoje no Brasil. Pois bem, aí vai a informação: são cerca de 200 sociedades indígenas diferentes, falando mais de 170 línguas e dialetos conhecidos. De norte a sul, de leste a oeste, existem aldeias em quase todos os estados que formam o Brasil. Cada uma destas sociedades indígenas tem um modo próprio de ser. Elas não são apenas diferentes de nossa sociedade, mas também se diferenciam entre si: nas tradições, nos conhecimentos, na arte, na economia, na história, no jeito de ver o mundo e de se relacionar com a natureza. Alguns desses povos entraram em contato com os brancos há muito tempo, outros, porém, só agora começam a estabelecer relações.

Estima-se que a população indígena atualmente totalize mais de 280 mil indivíduos. Ao manterem contato com os brancos, os índios mudam. Mas eles não  deixam de ser índios por causa disto. Hoje é comum vermos índios usando relógios, roupas, gravadores e falando português. E eles continuam sendo índios.

Isto ocorre porque as culturas indígenas são antigas, mas não são paradas no tempo. Elas se modificam, se transformam em função de novos acontecimentos e situações. Como você pode ver, esses dados mostram que os índios não fazem parte só do nosso passado, mas também estão aí no nosso presente e vão fazer parte do nosso futuro (...)

(GRUPIONI, Luis Donizete Benzi. Introdução do livro Viagem ao mundo indígena. São Paulo: Berlendis e Vertecchia, 1997, p. 3-4).



EDUCAÇÃO – JEITOS DE APRENDER



Os Xavantes, que vivem no estado do Mato Grosso, no cerrado brasileiro, se autodenominam A’uwé, que na língua Akwén quer dizer “gente”.
O aprendizado entre os Xavantes é um processo que acontece ao longo de toda a vida, desde quando se é criança até a velhice. Em cada etapa deste longo caminho, novos conhecimentos são adquiridos nas mais diferentes situações: algumas são

Nenhum comentário:

Postar um comentário